Gestão Estratégica de Pessoas – ONLINE

a definir
Categoria:

Descrição

Objetivos

Apresentar aos profissionais de RH e líderes de equipe um olhar estratégico sobre a Gestão de Pessoas para que tenham conhecimentos sobre ferramentas efetivas para obtenção de melhores resultados na gestão de pessoas.

Resultados esperados

Reflexão sobre a atuação estratégica do RH na Gestão de Pessoas
Conhecimentos sobre as ferramentas efetivas e disponíveis para dar suporte aos gestores na seleção, integração, acompanhamento e desligamento de pessoal em suas equipes de atendimento.
Refletir sobre o papel e participação dos gestores neste processo.

 

Programa a ser Desenvolvido:

Gestão Estratégica de Pessoas
As empresas “sofrem” com problemas crônicos na gestão de pessoas: absenteísmo, turnover, presenteísmo, queda de produtividade e qualidade, acidentes e incidentes de trabalho.
Por que isso acontece?
Como agir preventivamente?

Conteúdo
Introdução: Qualidade no Trabalho
Uma questão de Maturidade e Competências
Maturidade: Gestão Emocional em 3 Dimensões (eu –outro –ambiente)
Como Sou x Como Estou

Competências: Técnicas e Interpessoais + Ferramentas Adequadas
Comportamentos de Perceber, Decidir, Agir.

Gestão Estratégica de Pessoas
1.Selecionando as Pessoas Certas
1.1.Atração e Recrutamento (“Gardening”)
1.2.Inventário de Comportamentos Críticos (ICC)
1.3.Entrevista Comportamental (por Competências)
1.4.Dinâmicas de Grupo com foco em Competências e Comportamento
1.5.Testes de Habilidade

2.Integrando e Treinando
2.1.Integração Institucional –Fazendo parte do Todo
2.2.Integração Técnica –Ensinando o Método PDA
2.3.Integração Motivacional
2.3.1.Padrinhos/Acolhimento
2.3.2.Cuidando da Ambiência
2.3.3.5 Ferramentas para Gestão de Conflitos

3.Acompanhando a Performance
3.1.Check-list Comportamentos Críticos
3.2.Acompanhamento da Experiência (validar Seleção e Integração)
3.3.Acompanhamento Informal e Feedback Rápido (Gestão Técnica e Emocional)
3.4.Acompanhamento Formal Periódico (Avaliação da Performance = Comportamento + Resultado)

4.Encerrando um Ciclo (Desligando Estrategicamente)
4.1.Desligamento humanizado (cuidando de quem sai e de quem fica)
4.2.Entrevista de desligamento (aprendendo com erros e acertos)

 

Metodologia
Apresentação das Ferramentas
Exemplos de Aplicação e Análise dos Impactos
Dúvidas e Questionamentos

 

Público-alvo
Profissionais de RH, Gestores de Equipes, Consultores.

 

Ministrante

José Luís Fódra.

Consultor, Educador Corporativo e Facilitador, formado em Psicologia e Arte-Educação, pós-graduado em Psicologia Social das Organizações (ênfase em Equipes de Alto Desempenho) e com curso intensivo de Administração de Empresas pela FGV. Estudou também Comunicação Visual e Publicidade, possuindo ainda vários cursos na área da Qualidade, bem como vivência nas modernas ferramentas de gestão como BSC, EVA, Gestão por Competências, Gerenciamento Integrado de Saúde, Segurança, Meio-Ambiente e Responsabilidade Social, Endomarketing e Segurança Baseada em Comportamento (BBS).
Oficialmente qualificado para uso do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), instrumento de identificação do Tipo Psicológico, fundamentado nos estudos do psicólogo Carl G. Jung sobre a personalidade humana.
Com mais de 30 anos de experiência profissional atuou em Desenvolvimento de Recursos Humanos em empresas e indústrias dos segmentos de serviços, automotivo, químico e petroquímico (Tower Automotive, Renner DuPont e Oxiteno, entre outras). Foi também educador em escolas públicas e privadas.
Tem ministrado cursos abertos de formação de Diagnóstico e Planejamento de Ações Educacionais Corporativas, Entrevistas Comportamentais com Foco em Competências e Preparação de Multiplicadores e Instrutores de Treinamento.

Data: a definir
Horário: das 14h00 às 17h00
Carga Horária: 6 horas
Investimento: R$ 297,00 .

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