Description
OBJETIVO
Desenvolver nos participantes uma visão ampla dos aspectos envolvidos em todas as situações de conflitos, fornecendo-lhes subsídios para o aprimoramento do talento para administrá-los de forma eficaz.
Resultados esperados
- Entender o verdadeiro conceito da palavra conflito, desmistificando seu lado “totalmente negativo”;
- Compreender as formas que os conflitos acontecem nos ambientes de seu convívio;
- Ampliar a visão sobre seus conflitos Intrapessoais e a importância de administrá-los;
- Aprender sobre os estágios de evolução de um conflito e o melhor momento para administrá-lo com qualidade;
- Dominar as estratégias de gestão do conflito para uma atuação mais eficaz nas situações que surgirem.
Metodologia
Utilizaremos dinâmicas, exercícios individuais e grupais. Nesta metodologia investiremos 40% de bases teóricas, 35% de vivências e 25% fóruns de discussão.
PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO
O que é conflito?
– Conceitos e definições;
– Visão Tradicional;
– Visão nas relações humanas;
– Divergências interpessoais
Dinâmica do conflito
– A natureza das diferenças individuais;
– Fatores subjacentes das diferenças;
– Os estágios de evolução do conflito.
Tipos de conflito
– Conflito latente;
– Conflito percebido;
– Conflito sentido;
– Conflito manifesto.
Fatores causadores dos conflitos nas organizações
– Mudanças, Recursos limitados, choque entre metas e objetivos, competição entre colaboradores, recursos escassos, mudanças externas, luta pelo poder, status, desejo de êxito econômico, manipulação, autonomia, meio ambiente adverso.
Formas de observar os conflitos
– Conflito Intrapessoal;
– Conflito Interpessoal;
– Conflito Grupal.
Conflito Intrapessoal
– Dupla atração;
– Dupla aversão;
– Atração e aversão simultâneos.
Estágios de evolução
– Antecipação;
– Conscientização;
– Discussão;
– Disputa aberta;
– Conflito aberto;
Estratégias de resolução
– Retirada estratégica;
– Panos quentes;
– Negociação;
– Colaboração;
– Força.
Instrutor:
PAULO CESAR DUARTE
Administrador de Empresas com ênfase em Recursos Humanos. Formando em Psicossíntese pelo Centro de Psicossíntese de São Paulo, especializado em Análise Transacional pelo Instituto Gente/SP e Psicodrama pela ACTO/SP. Profissional de RH desde 1984, com experiência em organizações públicas e privadas onde coordenou a área de Treinamento e Desenvolvimento. Atuou como Consultor Interno sendo formado pela KPMG, pioneira nesse conceito. Consultor em Reestruturação Organizacional, Diagnóstico Empresarial, Projetos de Desenvolvimento, Coaching, Levantamento de necessidades e realização de treinamento pessoal. Desenvolve projetos na área organizacional para capacitação profissional com foco no desenvolvimento das habilidades interpessoais. Aplica e desenvolve treinamentos na área de Desenvolvimento Humano com foco na capacitação de lideranças e equipes. É autor de vários jogos organizacionais (Marujo dos Setes Mares, Bolsa de Investimentos, Empresa do Futuro, Indiana Jones, Olimpíadas empresarias, A conquista da sua vida, dentre outros), focados no Desenvolvimento Organizacional. Sócio e Consultor da empresa Inter&ação Desenvolvimento Humano.
Hotel Nacional Inn Torres
Rua Mariano Torres, 976 – Centro
Curitiba/PR.
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