Description
Objetivos
Desenvolver habilidades para a condução de ações de treinamento, aperfeiçoando o papel de multiplicador. Fornecer uma visão integrada das atividades relacionadas a treinamentos, envolvendo planejamento, aplicação e avaliação dos resultados. Capacitar os participantes para a condução eficaz de treinamentos e apresentações. Aprender a utilizar os seus recursos internos para melhor comunicação.
Programa a ser desenvolvido:
Papel do facilitador de aprendizagem
O perfil do multiplicador face aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. A aprendizagem do adulto. A aprendizagem segundo quem aprende: “espaço” interno e os obstáculos da aprendizagem.
Habilidades básicas para uma apresentação de sucesso
– O tripé da comunicação;
– Conteúdos (inteligência, conhecimento, atualização, entusiasmo e liderança);
– Técnicas (Voz, postura, gestos, movimentação, olhar, uso do espaço, coordenação das idéias e o envolvimento da platéia);
– Controle emocional determinando o resultado e integração dos demais elementos da comunicação (respiração, preparação, postura e pensamento positivo).
Planejando o treinamento
– Como planejar assertivamente o treinamento;
– Cuidados necessários para a realização de um planejamento eficaz;
– O planejamento e o plano de aula como fator de sucesso de um treinamento.
O uso de recursos didáticos para a aprendizagem.
Usando adequadamente os recursos didáticos de acordo com o método a ser utilizado. A seleção dos recursos de acordo com os objetivos e o público alvo. Utilizando os recursos audiovisuais adequadamente. Preparando o ambiente para o treinamento (cuidados necessários e aproveitamento do espaço). Estratégias para o Plano “B”.
Utilizando seu potencial interno para uma comunicação eficaz.
O reconhecimento do potencial interno para uma postura mais assertiva (a voz, os gesto, o corpo, as expressões e a movimentação).
Estratégias de relaxamento e controle emocional.
A criatividade como fator diferencial
– Reconhecendo o potencial criativo;
– Conquistando seu público através dos sentidos;
– Utilizando estratégias lúdicas de forma didática e pedagógica.
O funcionamento adequado dos grupos em situações de aprendizagem.
– Fatores restritivos e facilitadores no desenvolvimento grupal;
– Reconhecendo os tipos de participantes: os que facilitam e os que dificultam;
– Lidando com situações e participantes problemas;
– Expectativas e Bloqueios mais comuns na aprendizagem do adulto.
Metodologia
As ações serão realizadas a partir de técnicas interativas que facilitem e propiciem a participação, envolvimento e aprendizagem. Teoria e prática são adequadamente equilibradas. Utilizaremos técnicas de dinâmicas de grupo, jogos e exercícios para fixação de conceitos chaves.
Ministrante
José Luís Fódra
Consultor, Educador Corporativo e Facilitador, formado em Psicologia e Arte-Educação, pós-graduado em Psicologia Social das Organizações (ênfase em Equipes de Alto Desempenho) e com curso intensivo de Administração de Empresas pela FGV. Estou também Comunicação Visual e Publicidade, possuindo ainda vários cursos na área da Qualidade, bem como vivência nas modernas ferramentas de gestão como BSC, EVA, Gestão por Competências, Gerenciamento Integrado de Saúde, Segurança, Meio-Ambiente e Responsabilidade Social, Endomarketing e Segurança Baseada em Comportamento (BBS).
Oficialmente qualificado para uso do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), instrumento de identificação do Tipo Psicológico, fundamentado nos estudos do psicólogo Carl G. Jung sobre a personalidade humana.
Com mais de 30 anos de experiência profissional atuou em Desenvolvimento de Recursos Humanos em empresas e indústrias dos segmentos de serviços, automotivo, químico e petroquímico (Tower Automotive, Renner DuPont e Oxiteno, entre outras). Foi também educador em escolas públicas e privadas.
Tem ministrado cursos abertos de formação de Diagnóstico e Planejamento de Ações Educacionais Corporativas, Entrevistas Comportamentais com Foco em Competências e Preparação de Multiplicadores e Instrutores de Treinamento.
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